A luta contra o racismo, a intolerância religiosa e as desigualdades raciais no município são pautas importantes que precisam ser lembradas e debatidas na cidade. Entre as políticas públicas e ações implementadas no município, estão os eventos do “Mês de Enfrentamento ao Racismo”, cuja temática, deste ano, é “Por uma Contagem Antirracista”.
Palestras, workshops, sessões de filmes e a tradicional “Marcha de Enfrentamento ao Racismo e às Intolerâncias Religiosas” são algumas das atividades da programação. As ações acontecem até o dia 25 de maio. Os eventos fazem parte do calendário da cidade e são articuladas pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com as organizações da sociedade civil e com o Movimento Negro.
Segundo o superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Carlos Pio de Souza, as atividades trazem uma mensagem à cidade na perspectivada de promover, incentivar e convocar todos os moradores a se empenharem na luta contra o racismo, pois ele ainda existe em nossa sociedade. "É importante que, além de ser um momento de luta e protesto, a Marcha também nos mostre novos caminhos nesta luta", destacou.
A programação faz parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PLAMPIR), Lei 4.812/2016, e está prevista no Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, no seu eixo Contagem Antirracista.
10ª Marcha de Enfrentamento ao Racismo e as Intolerâncias Religiosas
A marcha é uma agenda da política de enfrentamento ao racismo que promove a reflexão e impulsiona para ação, para o movimento pela política pública e pelo engajamento na luta antirracista no município. É articulada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e mobiliza a sociedade civil, as escolas das redes privadas e públicas, ONGs, associações de bairro e pessoas interessadas na pauta.
A ação é instituída pela lei municipal nº 4.717/2015 e integra as ações de enfrentamento ao racismo pautadas pelo Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial, Lei nº 4.812/2016.
Confira a programação:
10, 11, 18 e 19/05 - Festa em Louvor a São Benedito (10/05 às 19h; 11/05 às 18h; 18/05 às18h; 19/05 às 17h)
Local: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos, Rua Balneário, 240, Novo Progresso.
13/05 - Noite Mineira de Museus e Bibliotecas: apresentação do Mapa Interativo e da 2ª edição do Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais de Contagem/MG - 19h
Local: Casa Nair Mendes, Praça Vereador Josias Belém, 01, Centro.
17/05 - Plenária do Conselho da Igualdade Racial – das 18h30 às 21h00
Local: Auditório da Prefeitura de Contagem.
18/05 - 10ª Marcha de Enfrentamento ao Racismo e as Intolerâncias Religiosas – das 8h às 15h
Local: Concentração na Praça Paulo Pinheiro Chagas com destino até o Praça da Glória.
18/05 - Cineclube Dialogando sobre Racismo no Brasil - 18h
Local: Casa Comboniana Justiça e Paz, R. VC - 3, 595, Nova Contagem.
22/05 - Workshop: Saúde financeira da pessoa negra - 19h
Local: Auditório da OAB, Rua Edmir Leão, 454, Centro.
23/05 - FUNEC Inconfidentes: construindo uma Educação Antirracista - 08h às 11h30
Local: Auditório da FUNEC Inconfidentes - Praça Marília de Dirceu, 20, Inconfidentes.
25/05- Encontro de Nações em comemoração aos Pretos e Pretas Velhos (as) - 18h
Local: Praça Nossa Senhora do Rosário (Antiga Unidade 16), Centro.